Pausa para o cafezinho(2):Café faz bem e quanto mais forte, melhor, diz especialista



Tomar café é uma rotina diária para milhões de pessoas. Mas, por anos, o hábito foi alvo de propaganda negativa no tocante a seus efeitos sobre a saúde - pelo menos, até agora.
A especialista em dietas italiana Chiara Trombetti, da clínica Humanitas Gavazzeni da cidade de Bergamo, no norte da Itália, diz que o café é bom para a saúde e que, quanto mais forte, melhor.
E ela diz ter fortes razões cientistas para dizer isso.
Segundo Chiara, o café contém antioxidantes e tanino, que são substâncias que fariam bem para o coração e para as artérias.
Mas não é só: ela diz que o café também alivia dores de cabeça, ajuda a evitar problemas de fígado como a cirrose, ajuda a melhorar a circulação no coração e reduz o risco de ataques de asma.
A especialista recomenda que as pessoas tomem um expresso, em vez do café instantâneo, para desfrutar dos efeitos mais benéficos da bebida.
Contra-indicações
Mas Chiara Trombetti alerta que não há como negar que, para algumas pessoas, o café não é algo indicado.
Beber café demais pode aumentar o nervosismo e os batimentos cardíacos, além de desencadear tremores nas mãos.
Mulheres grávidas, pessoas com problemas cardíacos e com úlceras estomacais são geralmente aconselhadas a não tomar a bebida.
E, mesmo para as pessoas que não se encaixam nessas categorias, Chiara não aconselha mais do que quatro xícaras por dia.
Fonte:BBC.com