A soja é conhecida como um alimento funcional, ou seja, que traz benefícios para o organismo. Um dos alimentos mais completos que se tem notícia, ela muitas vezes é consumida sem que se tenha a real dimensão do que ela pode fazer pelo corpo e pela mente.
Rica em proteínas, a soja contém isoflavonas e ácidos graxos insaturados, além de ser fonte de ferro, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B. Isto faz com ela tenha ação preventiva de doenças coronárias, de câncer de mama e de próstata além de outras doenças crônicas. Mas é claro que a soja sozinha não faz milagre: é preciso aliar seu consumo a uma dieta saudável como um todo, abandono de vícios como fumo e a ingestão de bebidas alcoólicas, além de uma mudança de hábitos com a adoção de atividades de lazer e a prática de exercícios regulares.
Em doenças crônicas, a prevenção é o melhor tratamento. A ingestão diária da soja e seus derivados, auxilia nessa prevenção. Ela auxilia também no alívio dos sistomas da tensão pré-menstrual, causada por alterações hormonais, principalmente no nível de estrogênio no sangue. As mulheres em fase de pré-menopausa e menopausa também podem se beneficiar de uma dieta com ingestão diária de soja, por ser esta rica em isoflavonas, que atuam como hormônios sem apresentar os mesmos efeitos colaterais.
Mas, você deve estar se perguntando, qual a quantidade ideal de soja que deve ser consumida para que se tem todos estes benefícios? Segundo a FDA (órgão norte-americano que fiscaliza e regulamenta alimentos e medicamentos) para que conseguir o efeito preventivo de câncer, doenças cardiovasculares, osteoporose e TPM é necessário ingerir aos menos 60 gramas de grãos ou 25 gramas de proteína de soja.
Então, que tal começar a introduzir a soja no seu dia-a-dia? Nas lojas de produtos naturais já existem biscoitos de soja que podem fazer a alegria da garotada na hora do lanche, achocolatados de soja, barrinhas de cereais com soja, a soja torrada que serve de aperitivo, a tradicional carne de soja... entre muitas outras novidades. Aproveite, mas não esquece que soja demais também engorda, já que 60 gramas de soja equivale a 200 calorias.
Dica: A carne de soja se preparada corretamente pode ser uma delícia! Há receitas muito deliciosas com ela. Mas, ela pode causar gases. Para evitar isso você deve colocar a carne de soja de molho de um dia para o outro e depois lavá-la retirando toda a água. Esse processo ajudará a tirar o sabor ruim e diminuirá o risco de flatulência.